• Rildo Oliveira

A Grande Cadeia do Ser

Atualizado: Ago 28
















Ervin Laszlo:

Um novo sistema [...] está surgindo agora. Ele engloba os grandes domínios do universo material [Fisiosfera], do mundo da vida [Biosfera] e do mundo da história [Da mente, noosfera].

Evidências científicas dos padrões traçados pela evolução [na fisiosfera, biosfera e noosfera] estão crescendo rapidamente. Elas estão coalescendo na imagem de regularidades básicas que se repetem e ocorrem periodicamente. Agora é possível pesquisar essas regularidades e obter um vislumbre da natureza fundamental da evolução (na fisiosfera, na biosfera e na noosfera].


E mais:

Ludwig von Bartalanffy:

“A Unidade da Ciência [não se dará] por uma redução utópica [à física e à química] mas pelas unidades estruturais dos diferentes níveis de realidade.


Ken Wilber:

Historicamente, afirmou-se, desde Platão e Aristóteles até o final do século XIX que todos esses grandes domínios – fisiosfera, biosfera e noosfera – eram uma única manifestação contínua e interligada do Espirito, uma Grande Cadeia do Ser, que fluiu, de uma forma perfeitamente contínua e ininterrupta, da matéria, para a vida, para a mente, para a alma, para o espírito.

77 visualizações